Departamentos
Administrativo
É o setor onde geralmente se encontram as principais lideranças da empresa e tem como objetivo guiar a empresa.
A principal função do setor administrativo é “formatar” o negócio, definir suas estratégias, gerenciar e fiscalizar as demais áreas da empresa.
Isso porque suas funções compreendem recorrentes estudos, análises, elaboração e criação de soluções, acompanhamento de outros setores, equipes e funcionários, dentre outras atuações.
É justamente para ajudar com isso que as empresas utilizam sistemas de gestão, a fim de automatizar parte de suas atividades e gerar relatórios para as tomadas de decisões.
Contudo, suas características poderão variar conforme o porte do negócio.
Por exemplo, é comum que em empreendimentos de menor porte, o setor administrativo cumpra as funções das áreas de finanças, recursos humanos, marketing e afins, quando o ideal seria existir um setor para cada área.
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Diversos Relatórios de Vendas
Diversos Relatórios Financeiros
DRE
Fluxo de Caixa Futuro
Financeiro
Seu papel é garantir uma boa gestão de patrimônio, a fim de que a organização possa reduzir seus gastos e maximizar seus lucros, seu formato varia de acordo com as necessidades da empresa. Mesmo assim, é possível identificar algumas atribuições básicas.
Esse setor é essencial para qualquer organização, pois eles têm relacionamento direto com outros departamentos da empresa, como administração, RH, marketing e vendas.
Em micro e pequenas empresas é bastante comum que o próprio proprietário seja o responsável pelas atividades financeiras.
As funções do departamento financeiro incluem:
– Controle das contas a pagar, afim de evitar atrasos e multas.
– Controle das contas a receber, verificar se as faturas emitidas pela empresa foram pagas em dia e, se necessário, acionar os mecanismos de cobrança.
– Planejamento financeiro, para garantir um orçamento saudável e determinar quando investir ou cortar custos.
– Fluxo de caixa, controle das entradas e saídas diárias de dinheiro na empresa.
– Controle de riscos, avaliar dos riscos de mercado, câmbio, analise crédito para o cliente.
Por fim, se não houver um software de gestão na empresa, é quase impossível administrar o departamento financeiro. Um ambiente simples, intuitivo e prático, onde você pode gerenciar contratos, monitorar o fluxo de caixa, fazer reconciliações bancárias e de cartões, cobrar de clientes e executar muitas outras atividades.
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Gestão de Cobrança
Passos para Cobrança
Tela do Financeiro
Tela do Pagamentos
Tela do Recebíveis
Compras
É uma das engrenagens essenciais dentro de uma empresa, responsável por receber e organizar os pedidos de compras de diversas áreas da empresa, seja da produção, vendas, manutenção ou para suprimentos. Fazer cotações e orçamentos, negociar com os fornecedores em busca de melhores preços, prazos de entrega e condições de pagamento.
Além de estabelecer o fluxo de materiais, o departamento de compras de uma empresa atua diariamente com a missão de reduzir o número de problemas nas outras áreas e viabilizar o aumento do lucro da organização.
É fundamental determinar como as coisas devem acontecer e acompanhar o desempenho de algumas funções básicas:
– Determina as especificações de compra: qualidade, quantidade, prazo e custo.
– Seleciona o fornecedor (fonte certa);
– Negocia os termos e condições de compra;
– Emite e administra os pedidos de compra;
– Cadastra os produtos e categoriza os mesmos;
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Tela de Entradas - Compras
Tela de Relatórios
Comercial
é responsável por coordenar as atividades de venda dos produtos ou serviços da empresa. É a partir dele que as empresas obtêm lucro e recursos financeiros para que possa crescer e sobreviver economicamente. Muito além de apenas vender, este departamento atua desde a prospecção de clientes até o pós-venda, com o intuito de entender as necessidades dos consumidores e garantir satisfação.
Para garantir a satisfação do cliente, o pós-venda estabelece uma relação de confiança e credibilidade com sua a marca, afim de fidelização do cliente.
Para que a gestão comercial e o relacionamento com o cliente sejam mais eficazes. Sendo assim, é fundamental encontrar o sistema adequado para o seu time.
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Integrador Mercado Livre
Tela de Relatórios
Tela de Vendas
Logística
Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais, responsável por toda a movimentação, recebimento, armazenamento, transporte e entrega
Como sabemos, o setor de logística coordena todo o fluxo de deslocamento de materiais dentro da empresa até o cliente final.
cada etapa deve ser bem pensada para assegurar que os itens cheguem nas condições adequadas, dentro do tempo estimado e pelo melhor custo. Dessa maneira, a empresa mantém clientes satisfeitos, fidelizados e tem a oportunidade de reforçar sua reputação.
Também é responsável pela administração da frota da empresa
– Manutenção dos veículos;
– consumo de combustível;
– monitoramento do trabalho do motorista e das equipes que realizam a carga e descarga de mercadorias;
O uso de recursos tecnológicos resulta em um incrível ganho de tempo, qualidade e precisão das tarefas, além de promover a redução de custos, erros e desperdícios.
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Markteting
Entregar valor para clientes em potencial e consumidores por meio do conteúdo, com o objetivo de demonstrar o valor do produto, fortalecer a fidelidade à marca e, por fim, aumentar as vendas.
tem um papel crucial para a empresa que deseja se destacar no mercado e consolidar seus resultados
– Vender mais
– Fidelizar clientes
– Aumentar a visibilidade de marcas e produtos
– Gerenciar as redes sociais
– Construir boas relações com consumidores e parceiros
RH
O papel principal é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e com os objetivos da empresa. O RH se tornou peça-chave no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa, responsável também pelos Treinamentos e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios, Cargos e Salários e Relações Trabalhistas.
– Recrutamento e seleção: atração e seleção de talentos e dos melhores profissionais para construir o quadro de colaboradores da empresa;
– Cargos e remuneração: definição dos cargos e dos salários adequados para cada função;
– Benefícios Corporativos: cuida dos benefícios como vale-transporte, vale-alimentação, plano de saúde, entre outros essenciais para a vida de qualquer colaborador, garantindo tranquilidade no dia a dia;
– Relações trabalhistas e sindicais: tem como objetivo manter uma relação harmônica entre a companhia e os colaboradores, realizando negociações com sindicatos e evitando possíveis conflitos;
– Treinamento e desenvolvimento: trabalha com a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, proporcionando melhora nos resultados e uma melhor retenção de talentos.
– AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: servem para identificar e analisar alguns fatores em relação ao desempenho dos colaboradores.
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Contábil
Abrange as rotinas relacionadas às obrigações fiscais, tendo também como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas
Dentre as rotinas de um Departamento Contábil são feitos: gestão da folha de pagamentos, responsável também por encargos sociais e impostos. São realizados ainda, relatórios financeiros, balanços e orçamentos, controle financeiro e preservação da empresa contra fraudes e erros.
A contabilidade e finanças andam juntas, sendo uma instrumento indispensável para a outra.
TI
Todo negócio, uma hora ou outra, vai precisar contar com o apoio de um departamento de TI ou com uma consultoria terceirizada para pequenas, médias ou grandes empresas.
Gerenciar a infraestrutura de TI para garantir disponibilidade e performance dos serviços.
-Implementar infraestrutura
Instalar a infraestrutura necessária para o funcionamento de todo o sistema de tecnologia da empresa.
– Garantir a segurança da informação
Cada vez mais produzimos conteúdo, compartilhamos dados e mantemos informações importantes na internet e em outros dispositivos tecnológicos. Garantir que essas informações não serão “vazadas” e definir soluções de backup para empresas.
– Evitar e solucionar problemas
entre as principais atribuições do departamento de TI está a necessidade de adoção de medidas que previnam erros e também os solucionem quando já tiverem ocorrido. é preciso estratégia para criar soluções de manutenção que sejam eficazes e diminuam o tempo e os recursos perdidos com a paralisação das ferramentas tecnológicas.
Já pensou em terceirizar as atribuições de TI?
criar um setor dentro da empresa pode se tornar um custo muito elevado.
Para diminuir os custos da empresa você pode contar com a terceirização do setor de TI.
considere suas opções, avalie os benefícios e veja o que é melhor para você e sua empresa.
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